terça-feira, 21 de abril de 2009

Acasalamento


Esta é uma época de grande atividade no criatório, no qual a atenção do criador deverá ser redobrada.
.
Você deve escolher um reprodutor fogoso que goza de total saúde, e uma fêmea também com boa saúde que esteja pronta para reprodução. Deve-se também evitar a procriação de pássaros consangüíneos para não ocorrer degeneração. A fêmea deve ter de 1 a 4 anos de idade, que é seu período de postura, embora algumas continuam com a postura mais tempo, o macho deve ter em torno de 1,6 anos, com essa idade podemos ter certeza que o macho conseguirá fecundar os ovos e assim não correremos o risco de perdermos uma possível ninhada de filhotes.
.
O ninho deve ser posto sempre á disposição da fêmea. É feito com uma armação de arame, na qual é encaixado um revestimento de fibra vegetal. O ninho deve ser desinfetado.As dimensões variam, mas em media usam-se ninhos com 6-8 cm de diâmetro e 4,5cm de profundidade.
.
NINHOS
.
Deverão ser oferecida a fêmea, raiz de capim e pedaços de corda de sisal para que ela complete o ninho. Quando a fêmea é vista pegando pedaços de raiz de capim com o bico para preparar o ninho, significa que ela está pronta para o acasalamento. A gaiola do macho deverá se colocada ao lado da gaiola da fêmea, com as janelas de passagem abertas, mantendo apenas o separador visual, ao retirar o separador, o macho começa o cortejo, enquanto a fêmea “abaixa”, a seguir o macho passa para gaiola da fêmea e inicia a cobertura.
.
Para que o acasalamento aconteça, coloquem o macho e a fêmea inicialmente em gaiolas separadas, mas próximas uma da outra. Com isso ocorrerá um estimulo para fêmeas.Observa-se que jamais deverão ser ofertados, em hipótese alguma barbantes, pois, se ingeridos, será fatal.Se ocorrer da fêmea botar, chocar e não nascer os filhotes deve trocar o macho e, se a fêmea não botar é preciso trocar a fêmea. Depois do nascimento do filhote é aconselhável tirar o macho e deixar só a fêmea cuidar, mas o macho deve estar por perto para ensinar o filhote a cantar.
.
PROBLEMAS COM A REPRODUÇÃO
.
O acasalamento ocorre no mês de agosto até o fim de março. A fêmea pode botar de 1 a 2 ovos por ninhada podendo chegar até a 3 dependendo da genética da fêmea. O período de incubação é de 13 dias. Os filhotes quando nascem precisam de uma grande quantidade de alimentos. No 12º dia é colocado o anilho. O anilho deve ser pedido com antecedência à associação a que pertence (IBAMA).
No 10º dia os filhotes começam a exercitar as asas e as pernas, por isto, você deve colocar o ninho em lugar baixo para evitar que os filhotes morram por uma eventual queda. Mas só no 13º dia é que os filhotes saem dos ninhos, do 20º ao 25º dia os filhotes começam a gorjear (cantar), aos 30 dias já começam a comer sozinhos, ele deve ser separado dos pais quando isso acontecer.
.
FILHOTES
.
Lembre-se: um bom canto se aprende com bons instrutores. Caso o pai não seja um bom cantador após a separação do macho coloque outro de bom canto por perto para que o filhote dentro do ovo já escute o canto, se não possuir ou o bom cantador estiver na muda de pena coloque um CD para ele escutar, quanto mais tocar mais rápido ele irá aprender, mas o ideal seria o canto do pai.
.

25 comentários:

  1. a fêmea apronta o ninho mas não aceita o macho o que faço.

    ResponderExcluir
  2. a femea apronta o ninho poe os ovos mas não arreia pro macho os ovos fica sem gala.

    ResponderExcluir
  3. Afemea bota os ovos mas sem gala ela não abaixa para o macho sera porque ela só tem aproximadamente 2 dois anos. mande resposta pra mim por favor.

    ResponderExcluir
  4. a femea bota o ovo mais não abaixa para o macho sera porque ela e nova.me dê resposta por favor.

    ResponderExcluir
  5. Aminha Femia aprontou o ninho e não pediu gala e colocou 3 ovos e deitou pra chocar. O que fasso. por favor me de uma resposta. Obrigado..

    ResponderExcluir
  6. tenho uma femea de 1 ano que apronta o ninho mais não abaixa para o macho, outra apronta o ninho e bota sem abaixar para o macho, o que fazer por favor mande resposta.

    ResponderExcluir
  7. wagner disse tenho uma femea de 1 ano que apronta o ninho mais não abaixa para o macho,e outra apronta o ninho bota e não abiaxa o que fazer por favor mande resposta.obrigado.

    ResponderExcluir
  8. minha femea cruzou normal com o macho colocou 2 ovos, deitou para chocar no dia 17 mas ou menos ate agora e nao saiu nada porem continua no ninho so sai para comer e tomar agua, o que faco devo tirar o ovo em aguardo retorno no email

    w_aureliocpx@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. tenho uma fêmea que não baixa pro macho mas faz o ninho; o que faço? aguardo resposta grato roni_df10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. tenho uma femea de 1 ano que apronta o ninho mais não abaixa para o macho, outra apronta o ninho e bota sem abaixar para o macho, o que fazer por favor mande resposta.

    UM GRANDE ABRAÇO
    kleberzimmermann@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. me uma dica minha femia fica pegando pedaços de tirica e levando para o ninho fica rodando o ninho o tempo todo teve uma ves q ela ficou assim q colocou ovo sem gala agora estar denovo assim ela nao aceita o macho ela quer sempre bater nele oq faço . manda uma dica para meu imail .artvisionml@hotmail.com.eu agradeço

    ResponderExcluir
  12. Creio que o problema de todos aí de cima é que as fêmeas ainda não aprontaram. Também tenho duas fêmeas e uma delas botou ovos sem galar, no entanto a outra foi galada pelo menos umas quatro vezes que eu ví. Essa botou dois ovinhos que estão cheios. Creio que o galador de vocês não está pronto ainda. ele tem que cantar para elas e encará-las de frente, se ficar correndo, troque o macho.
    Abraços, Alberto

    ResponderExcluir
  13. Quantas vezes o curió tem que cubrir a femea. duas tres no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  14. É preciso somente uma vez a cobertura do macho, mas, pode galar mais uma vez. Se a femea não pede gala quando o macho rasga para ela, é porque ela não está pronta.

    Abraços,

    Alberto R. Santos

    ResponderExcluir
  15. tenho uma femea que abaixa quanddo o tucao canta mqs ele e inesperiente para a gala porem eu coloquei outro para galar ele cruzou 6 vezes. ja e o suficiente????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coitada da bichinha. basta uma vez.

      Excluir
  16. meu curio canta muito e a femea baixa sempre que ele canta devo separar ele pois ela esta galada ??? por favor me responda o quanto antes ...

    ResponderExcluir
  17. Afemea bota os ovos mas sem gala ela não abaixa para o macho, a femea choca os ovos normalmente sendo que o mesmo estar sem gala, o que devo fazer, aguado resposta grato.
    nota-ela tem aproximadamente 2 anos,

    ResponderExcluir
  18. Afemea bota os ovos mas sem gala ela não abaixa para o macho, a femea choca os ovos normalmente sendo que o mesmo estar sem gala, o que devo fazer, aguado resposta grato.
    nota-ela tem aproximadamente 2 anos,

    email= marceloluis_medeiros@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  19. pode deixar o macho junto com a femia quando ela está chocando?
    por favor me de uma resposta. Obrigado..

    ResponderExcluir
  20. tenho uma femea que ja foi galada umas tres vezes,mas ela nao bota oque eu faço. me ajuda ai.

    ela tem dois anos.

    ResponderExcluir
  21. minha fêmea botou dois ovos sem gala o e agora esta chocando devo tirar os ovos ?

    ResponderExcluir
  22. meu curio gala varias vezes a minha femea e ela não bota. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leva ela em um pai de santo .

      Excluir
  23. dexe ela xocar qen saiba nasca os filhotes otarios

    ResponderExcluir

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO